News

Noticas e novidas do mundo das artes marciais.

10 dicas de Bruce Lee para você ir mais longe nos treinos de Jiu Jitsu

19-05-2017

1 – “Arte Marcial, como qualquer arte, significa para mim uma expressão irrestrita de nossa alma individual... A alma humana é o que me interessa. Eu vivo para me expressar livremente na criação”, escreveu Bruce Lee (1940-1973) numa de suas últimas cartas antes de morrer.

2 – Errou? Não se culpe. “Erros são sempre perdoáveis, se a pessoa tem a coragem de admiti-los”, ensinava Lee.

3 – Força não é nada sem agilidade, já pregava Bruce: “O atleta que constrói músculos por meio da musculação deve treinar adequadamente sua velocidade e flexibilidade ao mesmo tempo. Numa luta, sem tais atributos, um homem forte será como um touro com sua força colossal inutilmente perseguindo o toureiro, ou como um caminhão lento perseguindo um coelho”.

4 – “Esteja sempre feliz, mas nunca plenamente satisfeito.”

5 – “Um objetivo nem sempre é para ser alcançado; muitas vezes é simplesmente algo para mirarmos”, dizia.

6 – “Se você gastar muito tempo pensando em algo, jamais verá aquilo realizado. Faça pelo menos um movimento definitivo por dia na direção da sua meta.”

7 – “Adapte o que é útil, rejeite o que é inútil, e acrescente o que é específico seu”, ele ensinou, numa de suas citações mais famosas.

8 – Fuja da teoria vazia: “Saber não é suficiente, nós devemos aplicar. Querer não é o bastante, nós devemos fazer.”

9 – “Se você quiser aprender a nadar, salte para dentro d’água. No chão seco, nenhum estado de espírito vai ajuda-lo”.

10 – Lute contra a ignorância constantemente: “Passei a aceitar a vida como um processo, e estou satisfeito que, no meu processo contínuo, estou constantemente descobrindo, expandindo, encontrando a causa da minha ignorância, na arte marcial e especialmente na vida”, escreveu Bruce por fim.

artigo retirado da Graciemag #243